Capacitação do processo produtivo em uma empresa de alta tecnologia para a Customização em Massa
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.86Resumo
A customização é uma estratégia que tem sido adotada por um número crescente de empresas como diferencial competitivo. Seu objetivo é atender aos anseios mais específicos dos clientes, oferecendo produtos customizados. A busca destes objetivos requer profundas alterações nos seus processos de negócios das empresas. Uma mudança muito importante é quanto ao processo produtivo da empresa, uma vez que a adoção da customização ocasiona uma maior complexidade quanto ao fluxo de informação e de material. Customização em Massa é o novo paradigma de produção, que permite à empresa customizar seus produtos e serviços, sem perda excessiva de eficiência e conseqüente aumento de custo. O presente artigo faz uma análise do processo produtivo de uma empresa de alta tecnologia, fabricante de computadores pessoais customizados. Será analisado como seus recursos e processos estão organizados e foram capacitados para operar sob a perspectiva da Customização em Massa. Serão abordadas também possibilidades de melhoria no atual processo produtivo com a aplicação do postponement. Palavras-chave: Customização em massa, Processos produtivos, Capacitação.Downloads
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