Estudo de caso para identificação das causas de ruptura de estoque de uma empresa varejista têxtil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i3.1070Resumo
Um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas está relacionado com o desabastecimento das gôndolas, os chamados pontos de ruptura. Estudos realizados desde a década de sessenta mostram que o progresso relacionado a este tema foi limitado. Os níveis de ruptura de estoque estão em torno de 8,3%. Além disso, a literatura sobre o assunto é insuficiente, pois poucos trabalhos se dedicam a investigar as causas da ruptura. O presente estudo tem como finalidade levantar os dados da ruptura de uma grande empresa varejista têxtil para uma categoria de produto e elaborar uma árvore de causas de ruptura. Para realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise quantitativa e qualitativa, por meio de softwares e aplicação de entrevistas com o objetivo de gerar e refinar os resultados. A partir dessa metodologia, foi possível identificar que 38,0% das causas das rupturas estão com foco em loja, isto é, o produto não está disponível na área de vendas e sim na retaguarda.
Palavras-chave: Ruptura. Falta de Estoque.Varejo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.