Modelo de segmentação e avaliação multicritério de fornecedores para micro e pequena empresa

Luiz Felipe de Oliveira Moura Santos, Lauro Osiro

Resumo


Diversos modelos de segmentação e avaliação multicritério de fornecedores têm sido apresentados na literatura, entretanto poucos são voltados para as características das micro e pequenas empresas (MPE), que possuem recursos escassos e buscam ferramentas com grande contribuição marginal em sua aplicação. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de segmentação e avaliação da base de fornecedores voltada para o cenário das MPE´s e ilustrar sua viabilidade com estudo de caso em uma pequena fábrica de móveis. Os resultados apresentados mostram que os benefícios diretos do modelo não representam grandes contribuições marginais, mas os indiretos e o processo de estruturação desenvolvido favorecem decisões e ações consensuais importantes para o crescimento dessas organizações.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v11i2.1399

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Licença Creative Commons

Está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

e-ISSN: 1984-2430
GEPROS. Gest. prod. oper. sist., Bauru, São Paulo-SP (Brasil).

Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia da UNESP - Bauru

Av. Eng. Edmundo Carrijo Coube, n° 14-01 Fone: 55-14-3103-6122