Fatores críticos para a implementação do Escritório de Projetos: um estudo de caso

Autores

  • César Kendi Abe
  • Marly Monteiro de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.89

Resumo

A agressiva competição do mercado globalizado pressiona as organizações a buscarem formas de superar as dificuldades e garantir sua sobrevivência. Neste cenário, são exigidas das empresas inúmeras competências para tornar-se ou permanecer como um player potencial que constantemente são colocadas à prova nestes cenários cada vez mais seletivos, Particularmente, no segmento de prestação de serviço, no qual nem sempre é possível mensurar objetivamente os resultados, as atenções são redobradas nas melhorias de processos, que resultarão em qualidade de seus entregáveis (deliverables), Neste sentido, têm sido bastante explorados temas referentes à gestão de projetos, que está fortemente ligada ao controle de processos, Atualmente, muitas organizações e profissionais vêm procurando familiarizar-se com estas práticas, visando através dela, obter vantagens competitivas. Assim, este artigo objetiva apresentar, de forma geral os conceitos de gerenciamento de projetos, especificamente Escritórios de Projetos - PMO (Project Management Office) e, finalmente, apresentar um estudo de caso de uma empresa que enxergou o PMO como uma ferramenta que pudesse aprimorar sua gestão de projetos. Palavras-chave: Gestão de Projetos; Escritórios de Projetos; Estruturas.

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Publicado

2006-07-01

Como Citar

Abe, C. K., & de Carvalho, M. M. (2006). Fatores críticos para a implementação do Escritório de Projetos: um estudo de caso. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (2), Pag. 61. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.89

Edição

Seção

Artigos