Relação entre melhoria contínua e o sistema de avaliação de desempenho – estudo de caso em malharias retilíneas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.146Resumo
A melhoria contínua, que têm se consagrado como uma das formas mais eficientes de elevar a competitividade de uma empresa, cujo desempenho está relacionado à capacidade dessa em gerir seus processos tradicionais – como desenvolver produtos, vender, fabricar, distribuir. O objetivo desta dissertação é avaliar a relação entre os estágios de melhoria contínua propostos por Bessant, Caffyn, Gallagher (2001) e o sistema de medição de desempenho. Para isso, foram selecionados e realizados, estudos de caso em malharias retilíneas da cidade de Monte Sião. Nos estudos de caso realizados, foi identificada a relação entre o sistema de medição de desempenho e os estágios de melhoria contínua. A limitação foi a relação entre os estágios pró-ativo e capacidade total, pois não se identificou malharias que se enquadrassem nesses níveis. Verificou-se que o tempo de existência das empresas, objetos de estudo de caso, apesar de trazer experiências, não demonstrou ser um fator que influencia na evolução do nível de melhoria contínua. Os resultados identificaram que a melhoria contínua depende: das exigências do mercado, da estratégia competitiva, da cultura, da infra-estrutura da organização, bem como do papel do empresário como principal agente da implementação. Palavras Chave: Melhoria contínua; medição desempenho; malhariasDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.