Diagnóstico do nível de maturidade do processo de desenvolvimento de produtos: um estudo de caso em empresa calçadista
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1141Abstract
O processo de desenvolvimento de produtos (PDP) é um fator estratégico no qual as empresas buscam identificar necessidades dos consumidores. A relação das práticas adotadas, ferramentas, técnicas entre outros, pode determinar o nível de maturidade da empresa nesse processo. O objetivo deste artigo consiste em compreender e diagnosticar o nível de maturidade do PDP em indústria do segmento de calçados. Para o estudo de caso, foi pesquisada uma empresa que está inserida em um dos maiores polos de calçados femininos do Brasil, localizado na cidade de Jaú, Estado de São Paulo. O diagnóstico tem base nos níveis de maturidade do modelo unificado, de referência no processo de desenvolvimento de produtos, proposto por Rozenfeld et al. (2006). A aplicação do modelo auxiliou a diagnosticar o nível de maturidade atual da empresa nesse processo, fornecendo informações úteis para alcançar patamares de maturidade maior no PDP.
Palavras-chave: Níveis de Maturidade. Processo de Desenvolvimento de Produtos. Modelo Unificado de Referência.
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