O estudo de indicadores de desempenho sob o enfoque da gestão estratégica organizacional
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v10i3.1211Resumo
Com o aumento da competitividade no âmbito industrial, torna-se fundamental o aperfeiçoamento da gestão estratégica dentro das organizações. Os indicadores de desempenho dão suporte na gestão estratégica organizacional, pois além de monitorarem a empresa como um todo, auxiliam nas tomadas de decisão e no desenvolvimento dos planos de ação. O presente artigo tem por objetivo descrever o processo de construção de indicadores de desempenho a partir da análise da matriz de Slack (2002) e o seu uso na gestão estratégica organizacional. Para tanto, um estudo de caso foi realizado em uma empresa de engenharia de projetos, onde foram desenvolvidos indicadores de desempenho no setor de suprimentos. O estudo foi estruturado em quatro etapas e obteve como resultado, além da inserção de novos indicadores formalizados para melhoria no suporte à estratégia competitiva da empresa, o desenvolvimento de competências dos gestores para a criação de um modelo de desempenho integrado, apontado pela pesquisa como item necessário para a evolução da organização.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.