DOE aplicado no processo de têmpera em arames de aço com diâmetro 6,5mm, utilizado para fabricação de molas automobilísticas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v8i2.797Resumo
O objetivo desta pesquisa é mostrar a aplicação da metodologia Planejamento de Experimentos (DOE), no estudo das propriedades mecânicas do arame de aço SAE 9254 trefilado, com diâmetro de 6,50mm, e submetido ao processo de têmpera e revenimento. Por meio deste estudo, foram investigadas as variáveis de entrada do processo e as suas influências buscando projetar um modelo estatístico que permitisse prever os resultados do limite de resistência à tração. Os resultados revelaram que todos os fatores estudados foram considerados influentes, no processo, e o modelo obtido foi validado, utilizando-se Análise de Variância (ANOVA). A Regressão Linear Múltipla permitiu representar o processo adequadamente, e a análise gráfica possibilitou visualizar o comportamento da resposta. As predições realizadas através da utilização do modelo poderão gerar grande impacto, na redução de custos, neste ambiente industrial, tais como: de insumos necessários para a criação de padrões de setup para o tratamento térmico de têmpera, de paradas de processo, de testes laboratoriais e de horas de trabalho de pessoal envolvido nos ensaios laboratoriais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.