Análise do desempenho dos laboratórios nos ensaios de proficiência de análises microbiológicas de águas naturais realizados pela rede metrológica do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.211Resumo
Este artigo trata do desempenho de laboratórios de ensaio, num dos ensaios de proficiência (EP), conduzidos pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul (RMRS). Os EP são utilizados por laboratórios, seus clientes, organismos de acreditação e autoridades reguladoras, como ferramenta para controle e verificação da capacidade técnica do laboratório. A RMRS, associação técnica sem fins lucrativos, vem promovendo, desde 1997, a realização de programas de ensaios de proficiência (PEP). Em 2007, quatorze EP serão promovidos pela RMRS. Dentre eles, destaca-se o PEP em análises microbiológicas de águas naturais, que é o único no Brasil, que tem como escopo a análise microbiológica de águas naturais. Este artigo apresenta a evolução dos resultados obtidos pelos laboratórios participantes do PEP, da RMRS de análises microbiológicas em águas naturais, ao longo dos anos. Palavras-chave: ensaios de proficiência (EP), desempenho, laboratórios de ensaio, análise microbiológica de águas naturais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.